Gruta das Encantadas

Situada na área sul, é o patrimônio natural mais importante da Ilha do Mel. O morro da Gruta é formado por um tipo de rocha chamado migmatito, que é dividido por um veio de rocha negra, chamado diabásio. Com a erosão natural do mar, o diabásio se desfez, formando a Gruta. O local encontra-se a aproximadamente 100 metros dos Chalés Sunshine.

Farol das Conchas

Inaugurado em 1º de abril de 1872 sobre o Morro das Conchas e localizado no extremo leste da Ilha, o farol orienta os navegantes que adentram na baía de Paranaguá. Sua luz, que pode ser vista por 20 milhas, antigamente provinha da queima de óleo de baleias. O local hoje permanece aberto para visitação e proporciona um belo passeio.

Assista o filme A Ostra e o Vento, dirigido por Walter Lima Júnior e rodado dentro do farol de Brasília.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Instalado nos contrafortes do Morro da Baleia, foi único monumento militar existente no Paraná no século XVIII. No alto do morro, junto à Fortaleza, canhões e trincheiras de pedras formam o chamado Labirinto dos Canhões. Há também um mirante, com uma incrível vista panorâmica. É o local perfeito para fotos impressionantes!

Ponta Oeste

A Ponta Oeste está localizada em uma área de preservação ecológica. Atualmente, poucas famílias vivem ali e se dedicam ao cultivo de ostras. Neste cantinho especial é possível degustar ostras frescas e aproveitar a tranquilidade de uma praia praticamente deserta!

TOP